Minha Carreira

Você que é estudante precisa agregar conhecimento para gerar valor ao mercado.

Certamente os conhecimentos adquiridos na faculdade não são suficientes para permitir a sua empregabilidade, não é o conhecimento que você tem que vai lhe tornar atraente para o mercado. Mas o que você pode fazer ao mercado com seu conhecimento é o mais importante. Estando preparado para prestar um conhecimento diferenciado para as empresas você possivelmente não será escolhido, mas poderá escolher onde quer trabalhar. Acredito completamente nessa verdade.

Mas como esse conhecimento pode me ajudar, Cícero?

Pelo fato de sempre querer ajudar as empresas a terem os melhores resultados e querer sempre inovar, visando encontrar novas soluções para as empresas, solicitei a uma colega que era filha de um dos sócios do melhor escritório de meu Estado para uma entrevista com o pai dela. Nessa época, eu ainda não tinha terminado meu curso de direito e a entrevista seria para um estágio no escritório. Lembro que cheguei muito nervoso na sala de espera sem saber o que me esperava.

Quando o sócio da empresa me chamou, vi um senhor altamente elegante, com voz imponente e de uma postura irretocável. Aí meu sangue gelou, mas ao mesmo tempo, estava tranquilo, pois já tinha estudado sobre a empresa e como poderia ajuda-la em mais uma área que não tinha ainda nenhum negócio firmado. Mas o desespero mesmo bateu quando vi uma pilha de currículos sobre a mesa de pedidos de estágio.

Imaginem estar na frente do dono de um dos maiores e melhores escritórios jurídicos à época em meu Estado, indo pedir um estágio quando havia tantos currículos em minha frente. Que eram filhos, parentes ou amigos do sócio do escritório e detinham um relacionamento muito maior com ele. Só que eu tinha algumas cartas na manga.

A primeira, como disse, tinha estudado a empresa e conhecia de suas forças e oportunidades previamente. Em segundo lugar, eu tinha o efeito surpresa ao meu lado: eu não fui pedir emprego mas propor uma oportunidade de negócio. Eu já estava fazendo assessoria jurídica para uma faculdade particular e via o elevado índice de inadimplência que estava acontecendo. Ao contrário das escolas particulares em que não se pode fazer a cobrança das mensalidades e nem impedir o aluno de continuar cursando o ano letivo, as faculdades, após decorrido o semestre, não eram obrigadas a matricular os alunos inadimplentes. Cujo caminho menos tortuoso era renegociar as dívidas e se matricular. Claro que esse tipo de cobrança era importante, inclusive para manter a relação entre aluno e instituição de ensino em bom nível. Isto porque, era um terceiro cobrando. Além do que, o aluno sabia que estava errado e precisava concluir seu curso. Assim, um acordo era o melhor para ambas as partes.

Assim, surgiu a ideia de que, ao invés de eu pedir estágio, fui na verdade propor um negócio. O resultado é que ao invés de ir a um dos maiores escritórios jurídicos de meu Estado, eu na verdade fui propor um negócio e conseguir ultrapassar dezenas de currículos de estudante com mais relacionamento e talvez até mais conhecimento jurídico do que eu na época.

Como resultado, fui contratado e mesmo sem ser advogado já coordenava um setor de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado.

Então, caros estudantes, o que lhes digo é:

O conhecimento em si não é diferencial absolutamente nenhum para vocês, mas quando se encontra um uso que beneficie ao mercado aí sim, será um diferencial definitivo em sua vida.

Por isso, nosso objetivo é oferecer o conhecimento e como esse conhecimento vai gerar valor para você se destacar no mercado e encontrar seu próximo emprego ou estágio.

O mercado do comércio exterior é promissor e cheio de oportunidades.

Devido as características do Brasil que ainda é um grande produtor de agrícola. No entanto, o seu desenvolvimento tecnológico industrial aparentemente ainda vai demorar muito para se desenvolver. Seja por conta com a despreocupação com uma educação de qualidade, seja com o descaso dos governos para que saiamos de uma economia de terceiro mundo. Tudo isso, sem contar com a imensa carga tributária nacional que praticamente destrói a possibilidade de entregar produtos a preços competitivos no mercado nacional.

Na verdade, a importação ainda será a principal atividade nacional por muitos e muitos anos. Quando trabalhei em um escritório de advocacia, inicialmente meu trabalho era pautado em cumprir funções e tarefas de cunho administrativo e em muitos casos operacionais.

Conhecer os benefícios fiscais e como eles poderiam ajudar as empresas importadoras a possuírem um diferencial competitivo de lucratividade e redução de custos foi o ponto de virada que fez com que minha vida alcançasse outro patamar profissional. Onde obtive maior prestígio e mais oportunidades apareceram.

Atualmente, cada vez mais existe a exigência do comércio exterior de que os profissionais possam atender as reais necessidades das empresa e também possam ser instrumento de segurança operacional, redução de custos e aumento de lucros. Uma coisa não vai mudar: é necessária uma mão de obra especializada, que realmente se preocupe com a empresa e tenha diferenciais competitivos a oferecer.

O seu conhecimento de hoje pode até permitir que entre no mercado de trabalho, mas se manter nele é outra história. Para isso cursos e formações com conhecimento em benefícios tributários, planejamento de importação fundamento em competitividade é fundamental para qualquer profissional de comex em qualquer empresa e em todos os lugares do Brasil.

O melhor é que esse conhecimento está ao alcance de qualquer um que deseje um crescimento pessoal e consequentemente na empresa em que trabalha. Comece certo, comece agora. Comece sua jornada e conte comigo sempre para lhe ajudar.

Todas as decisões estratégicas das empresas passam necessariamente por gestores, sócios ou proprietários das empresas.

Imagine que em todas as operações que realiza sua empresa está rasgando dinheiro. Imagine que se poderia economizar em suas importações de 15%, 20%, 255 ou mesmo 30% do valor total da operação. Tenho certeza que se sentiria mal, não é mesmo? Uma raiva por estar pagando mais caro, por ter perdido clientes e oportunidades por falta de uma estratégia melhor do que a concorrência, não é?

Sei que falar de planejamento tributário ou de benefícios fiscais ainda é um assunto que causa calafrios em muitos gestores e empresários Afinal, estamos no Brasil, país da insegurança jurídica. Mas ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas de maneira legal e segura. Principalmente, porque foi agora decidido pelo Congresso Nacional do Brasil de que os benefícios fiscais irão perdurar pelo menos até 31 de dezembro de 2032!

Isso abre um universo quase infinito de oportunidades de negócios, pois atualmente vários Estados estão oferecendo benefícios fiscais. Mas qual o melhor? Qual escolher? Onde devo instalar minha empresa? Quais os custos? Quanto vou economizar? Como me adaptar? Como manter a operação dentro da lei e das normas fiscais, contábeis e administrativas?

Reconheço que são muitas dúvidas e com certeza ter um guia para orientar esse caminho é extremamente importante para fazer tudo da maneira mais correta possível. O que não se pode nesse momento é ficar parado e esperar demais ao ponto de tornar quase impossível conseguir uma vantagem competitiva viável.

Iremos ajudar sua empresa alcançar um novo patamar competitivo e estar apta para conseguir novos clientes, mercados e parceiros. Aumentando e muito a participação no mercado, a capilaridade e base de clientes. Além de conseguir melhorar o desempenho em licitações e concorrências privadas.

Tenho certeza que poderemos ajudar a sua empresa em novas oportunidades de negócio e aumentar a eficiência de seus negócios. Veja nossos cursos e treinamentos e saiba como iremos lhe ajudar.

Tem alguma dúvida?

Pergunte ao Cícero!

Aqui você pode fazer suas perguntas sobre direito tributário, benefícios fiscais, preço de mercadoria, competitividade e outros assuntos correlatos. Termos o maior prazer em ajudar.